Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Gaste o tempo da sua vida
com quem realmente te faz feliz!


Não com quem você tem que impressionar 
A Amizade dos animais
 é um AMOR sem Interesses!


Amizade Verdadeira

" Vou estar sempre contigo"
Disse a pessoa que hoje nem olha na sua cara.


Eles nunca disseram uma palavra, mas nunca sairam do seu lado.!

domingo, 14 de julho de 2013

Soneto aos Meus Cachorros

Pelo caminho das tuas patas
Já tentei seguir feito um vira lata
Procurando o osso que tu não precisas roer
Essa tal humanidade que contigo sei que posso aprender
 
Pois mesmo quando te grito ou digo um severo ‘não!’
Me recebes outra vez  com carinho lambendo minha mão
Tenho orgulho de sentir o perdão mais sincero
E seguir o teu exemplo é o que eu mais quero
 
Tua companhia é o meu santo remédio
Uma bola, um graveto, o teu próprio rabo, tudo tem utilidade
Quisera eu saber lidar assim com o tédio 
 
Amigo cão tu és a própria felicidade
E eu quero que esta poesia sirva de intermédio
Para comemorar a nossa infinita amizade
 
 
Não existe criatura mais fiel que o cachorro
E isto todo mundo há de concordar
Pois está sempre pronto a prestar socorro
A qualquer hora e em qualquer lugar
 
Além de fiel és o mais valente também
Pois não te importas saber o tamanho que tem
Enfrenta todas as formas sem conhecer  força ou estatura
Lição de valor para qualquer cultura
 
E todas essas virtudes que Deus te deu
São coisas que temos de aprender
Porque na gente de hoje de repente tudo isto desapareceu
 
Ora meu parceiro, não sei bem como isto aconteceu
Sei que noutra vida serei um cão para coisa alguma temer
Meu cachorro, aceite minha proposta: me dá tua coleira que a tua vida quero viver
 
 
Quando te afago
Afago por dentro o meu peito
Ao te ver feliz desse jeito
Balançando o rabo
 
Só te dei água, comida e um abrigo
E você me mostra tudo aquilo que não se pode comprar
Quando escuto tua alegria ao me ver chegar
- Que saudades senti de ti meu amigo!
 
Fico imaginando se fosse diferente
Se fosse você que entrasse pela porta da frente
Tamanha afetividade eu não saberia transmitir
 
Mas quando um compromisso me faz partir
Sempre acaricio o teu pelo mais uma vez para sentir
Que esta nossa amizade sempre nos torna presente. 

Utopia 

Enquanto os cachorros
ladram durante a noite,
nossas mentes vagam
pelo universo.

Procurando um lugar,
onde nossas expectativas
correspondam a verdade
do dia seguinte.

Os julgamentos atingem nossas mentes,
Enquanto procuramos uma sociedade
Que não nos enganam,
Onde não nos enganaremos.

Quando a felicidade nos alcança
Esquecemos os problemas
Que denunciam a todos.

Nossa aparência fornece
Verdades terrenas
Que confronta com a verdade
De quem somos.

Pode ser que durante o dia
Os raios do Sol derretam nossa pele,
Mas os olhos brilhantes da lua cheia à meia-noite
Nos declaram que o mundo da voltas,
E um dia nossas utopias
Não terão mais o mesmo significado no dicionário.

Tatuagem de Cachorros *----*


Dicas para adotar ou comprar um Cachorro

 Para comprar ou adotar um cão é necessário que se analise alguns fatores:


• Tamanho que o animal vai ficar quando adulto
Muitas pessoas esquecem que ao adquirir seu cãozinho ele vai crescer e dependendo da raça ele vai crescer muito rápido e, se sua família não estiver preparada, pode ser um grande problema, trazendo consequências para ambos.
 
 
• Tamanho da área que ele vai ficar
Cães grandes não devem ficar confinados em espaços pequenos, isso irá estressá-los. Com um excesso de energia acumulada, pode fazer com que eles muitas vezes destruam móveis, objetos entre outras coisas, causando grande transtorno dentro de casa.
 
 
• Respeite as características físicas de seu cão
Não queira que, por exemplo, seu 
Buldogue Francês te acompanhe em suas corridas matinais. Eles possuem focinho curto e dificuldades para esse tipo de exercício, uma vez que não conseguem resfriar o ar quando respiram.
 
Outros exemplos de raças que possuem o mesmo problema são: Dogue de Bordeaux, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Buldogue Inglês, entre outros. Cuidado! Exercícios em excesso, principalmente em um dia quente pode levar seu cão à morte.
 
 
• Respeite a função de seu cão
Podemos dizer que 
cada raça tem uma função diferente. Se quiser um cão para guarda, não tenha um Labrador, Golden Retriever ou um Border Collie, esses cães são extremamente inteligentes, porém não conseguirão desempenhar a função desejada.
 
 
• Cães não são presentes
A decisão de ter um cão exige que o assunto seja discutido com toda família, pois com a chegada de um novo membro, mesmo que com 4 patas, trará a todos novas responsabilidades.
 
 
• Ter um cão te trará novas despesas
Tenha em mente que quando se tem um cão, você terá despesas fixas com ele com, por exemplo: 
ração de qualidade, vacinação anual, vermifugação etc, além das despesas emergenciais, pois eles se machucam e ficam doentes.
 
 
• Necessidade de passeios
Todo cão, independente do tamanho, necessita de passeios regulares. Esses passeios são na verdade um ótimo exercício, pois com eles o cão ganha qualidade de vida e, além disso, se socializa outros com cães e pessoas, sendo fundamental para que se tenha um cão equilibrado e confiável. Cães que possuam muita energia, como o 
Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Pit Bull, Pastor Belga Malinois e Border Colie, devem sair de casa pelo menos duas vezes ao dia.
 
 

• Cães de guarda não são intolerantes

Ao se ter um cão de guarda (leia meu artigo sobre Cães de Guarda e conheça os melhores cães de guarda) e caso queira treiná-lo para essa função, procure um adestrador responsável e qualificado.
 
O adestramento para guarda mal feito é extremamente perigoso, tanto para o cão, quanto para seu dono.
 
Bons cães de guarda são equilibrados e confiantes e sua agressividade só é vista em uma situação real de perigo.
 
 
• O barato pode sair caro
Caso a decisão para ter seu cão seja através da compra, pesquisem bastante onde irão comprar. Desconfie de canis que vendem filhotes bem baratos, possivelmente esse canil está interessado somente em vender o filhote e não com o desenvolvimento da raça. Muitas vezes os filhotes são desmamados muito cedo, prejudicando sua saúde pelo resto da vida.
 
Canis sérios estão preocupados não só com a venda, mas também com o desenvolvimento da raça e saúde dos filhotes que colocam para venda. Neles existe grande investimento com matrizes saudáveis, veterinário, alimentação de qualidade, pesquisa genética entre outras coisas.

 
• Adotar é tudo de bom
Se sua opção seja a adoção, ótimo. Ao fazer isso estará salvando uma vida e garanto a vocês que eles serão gratos a seus novos donos pelo resto da vida.

Gestação e Parto de Cadelas 

   
Antes de saber quais são os cuidados necessários durante a gestação, é preciso saber se realmente ela está ou não prenhe. O diagnóstico de gestação pode ser feito precocemente a partir de 20 dias após o acasalamento através da ultrassonografia ou 30 dias por meio da palpação abdominal.

A gestação em cadelas pode durar entre 58 a 70 dias, mas em média dura 62 dias. Quanto menor a raça, menor é o número de filhotes e maior é o tempo de gestação. Raças grandes tendem a ter ninhadas maiores. É possível saber o número de filhotes a partir de 45 dias de gestação através de uma radiografia.

A cadela gestante passa por diversas mudanças comportamentais e físicas, mas só é possível perceber a gestação no terço final, em que se nota um abaulamento abdominal e um aumento de volume das mamas. Por isso, muitas vezes a gestação passa despercebida até 15 ou 20 dias antes do parto.

Assim que a gestação for diagnosticada, é importante uma alimentação reforçada. Alterar a ração de adulto da fêmea para uma ração de filhote é a melhor opção, pois a ração de filhotes tem mais energia, proteínas e cálcio, nutrientes importantes na formação dos filhotes. Desta forma não é necessário suplementar cálcio, que em excesso pode ser perigoso para a cadela e predispô-la à eclampsia, caracterizada por tremores e incoordenação. Caso isso ocorra, o animal deve ser levado com urgência ao pronto socorro veterinário para receber cálcio intravenoso.

A vacinação deve ser feita antes do acasalamento, caso não seja feita, não vacine cadelas prenhes. Já a vermifugação só pode ser feita a duas semanas do parto, mesmo assim não livra os filhotes de nascerem com vermes, pois o vermífugo vai matar apenas os vermes do tubo digestivo, e não aqueles cujo ciclo é migratório ou os transmitidos via placentária. É melhor que estes cuidados sejam tomados antes do acasalamento para garantir uma gestação saudável.

Banhos podem ser dados normalmente, mas deve-se ter cuidado no final da gestação. Se a cadela se estressa demais durante o banho é melhor evitá-lo, pois o estresse libera cortisol, hormônio responsável pelo desencadeamento do parto, podendo antecipar a data prevista.
Geralmente nessa hora a natureza age espontaneamente e a cadela faz tudo sozinha, seguindo seu instinto sem nenhuma dificuldade. Tudo dá certo, mas é preciso observá-la, pois às vezes pode ocorrer algum imprevisto e hora é importante estar preparado para, se necessário, correr!

Vamos destacar algumas observações importantes para que tudo ocorra bem na hora do parto, mas sempre peça orientação ao veterinário que estiver acompanhando a gestação para que a falta de experiência do proprietário e às vezes da própria cadela não prejudique o nascimento dos filhotes.

Antes de qualquer coisa, é preciso definir o local do parto. Dias antes da data prevista coloque uma caixa de papelão ou madeira no local escolhido para que a fêmea já se acostume. A caixa deve permitir a saída apenas da mãe, e o local deve ser bem abrigado sem correntes de ar.

Nos primeiros sinais do trabalho de parto fique de olho para evitar que ela se esconda e vá ter os filhotes em um local de difícil acesso, o que é comum acontecer, pois ela vai querer um lugar onde se sinta protegida. No dia do parto, a fêmea para de comer e fica quietinha no local onde costuma dormir. A temperatura começa a baixar e quanto mais próximo o início do parto, mais agitada ela fica.

Ao nascer o primeiro filhote, a fêmea romperá o cordão umbilical e a placenta, e lamberá o cãozinho para estimulá-lo e limpá-lo. É comum a fêmea comer a placenta, não se assuste e deixe que ela coma, pois a placenta é rica em nutrientes. Este procedimento deverá se repetir com todos os filhotes.

Caso haja dificuldade na saída dos filhotes por falta de dilatação ou pela presença de fetos muito grandes, ou ainda, se notar ausência total de contração abdominal para a expulsão dos filhotes, procure imediatamente ajuda veterinária. Pode ser necessária a realização de uma cesariana e, quanto mais rápido agir, menor será o sofrimento dos filhotes e da mãe. Logo após o nascimento, o filhote deverá mamar para adquirir anticorpos através da ingestão do colostro.

sábado, 13 de julho de 2013

As 10 raças de cachorros mais caras do mundo


Quando queremos adotar um cachorro, devemos analisar tudo: o tamanho, a personalidade, a beleza, e além de outros critérios pessoais, o preço. Parece ser de comum acordo que um cão é mais valioso do que o valor a ser pago, mas as vezes queremos aquele filhote que nos pesa bastante no bolso. Pensando nisso, vamos conhecer as 10 raças de cães mais caras do mundo, cujos preços chegam a custar um automóvel, veja:

1°) Faraó Egípcio Hound

Esse cão é descendente dos Egípcios, e infelizmente, hoje em dia podemos encontrar poucos exemplares desse animal. A raridade do cão faz com que seja muito caro. O Egípcio Hound, originário de Malta, custa em média R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00


raças mais caras do mundo

2°) Pug

Um cão originário da China, que vem conquistando muita gente desde que deu as caras no filme MIB 2. O próprio nome do cão já é ao mesmo temo uma descrição de sua aparência (pug dog = cachorro diminuto, pequeno). Ele é um cão compacto, não precisa de muito espaço, extremamente dócil e companheiro. Custa um preço entre 2 de 5 mil reais dependendo do lugar.

mais caras


3°) Bulldog inglês

Essa Bulldog costuma pesar no orçamento, e não é só pelo seu preço. O Bulldog costuma ter algumas doenças comuns em toda família. Seu focinho menor dificulta-lhe o sistema respiratório, e a sua pele também tende a ter problemas. Então, uma pessoa que vai adquirir um exemplar deve estar ciente dos gastos com os veterinários. O temperamento desses cães são ótimo, aí se deve o seu preço. Para ter um você irá desembolsar uma bagatela de 4 a 5 mil reais em média.

preço exorbitante

4°) Saluki


Talvez a raça mais antiga de cães domésticos, eles acompanhavam os faraós no Egito Antigo. Arqueólogos encontraram mumificações do Saluki junto aos grandes soberanos dessa época. Já foram usados para caçar, ele pertence a família dos hounds. Para obter um Saluki você gastará entre 2,5 mil a 6 mil reais.
preço expansivo

5º) Terra Nova


É um cão muito bonito, chega a lembrar um filhote gigante, devido ao seu tamanho de grande porte. O Terra Nova está na lista dos maiores cães do mundo. Podemos dizer que a cada ano cresce o número de fãs, mesmo assim ainda é difícil encontrar no Brasil. O valor de um filhote depende do lugar onde ele se encontra. A média de preço no Brasil está entre 3 a 5 mil reais, mas em alguns lugares esse valor pode subir para cerca de 10 mil reais.

muito dinheiro

6º) Chiuaua


O cão está naquela lista onde encontramos também o Pinscher e o Poodle: os cães mais injustamente odiados do mundo. Mas isso sem dúvidas se deve a pessoas que não conhecem de verdade esses cãezinhos. O Chiuaua é um cão de porte pequeno, muito corajoso e protetor, as vezes é confundido com o Pinscher. Um filhote custa entre 3 a 10 mil reais.
raças caras

7°) Chinese Crested


Um dos cãezinhos mais exóticos que podemos encontrar nesse planetinha, é também um dos mais caros. Poderíamos supor que seu elevado preço seja devido a sua aparência completamente diferente de qualquer outro cão. Há uma outra versão - que sai da mesma ninhada - mais peluda, conhecida por powerpuff. Um desses custa em média 4 a 6 mil reais.

cachorro que custa muito

8°) Cão Esquimó Canadense


Essa raça muito linda é natural do Árctico, e consta que eles possam ter vivido ali desde 4.000 anos atrás. Foi muito utilizado para puxar trenós, e os nativos da América do Norte chegaram a usar sua urina como medicamento. Esse cão é muito raro, e corre risco de extinção. Devido a tudo isso, um exemplar desse cão custa em torno de R$ 7.000,00. 

dinheiro

9°) Lulu da Pomerânia


Também conhecido por Spitz Alemão Anão, o Lulu é muito adorado nos últimos tempos, podendo ser considerado o 'cão da moda'. Seu tamanho de porte pequeno e sua aparência de cão de pelúcia, desperta o interesse de muitas pessoas. Porém um cachorrinho desses pode custar bem mais do que se imagina. Um exemplar dependendo do lugar pode custar até R$ 12.000,00.

milhares de reais


10°) Mastim Tibetano


O Mastim Tibetano um animal muito bonito e raro, um exemplar já foi vendido por 2,5 milhões de reais. Nessa ocasião, era um cão especial, com uma coloração vermelha, como podemos ver na foto. Um Mastim Tibetano é um cão comprado por quem tem alguns milhões para gastar.
cachorros que custam alto


Olha como eles ficam lindos com essas roupinhas, muito lindo.






As 6 doenças mais comuns em Cães
1. Alergia alimentar
O que é: uma resposta imunológica exagerada do organismo a determinada substância presente em alimentos.
O que acontece: de ferimentos na pele provocados pela unha do próprio animal enquanto se coça sem parar até quadros gastrointestinais, como diarreia e vômito, com risco até de óbito, se ele não for tratado.
Causas: aditivos, conservantes e outras substâncias químicas usadas em rações industrializadas são os vilões mais freqüentes. Para alguns bichos, porém, as proteínas da carne bovina podem disparar as mesmas reações alérgicas.
Sintomas: os sinais clínicos mais comuns do problema são: coceira, vermelhidão e descamação na pele, com lesões provocadas pelas unhas do animal.
Prevenção: em primeiro lugar, evite comprar ração de qualidade duvidosa. Elas têm corante, que, além de provocar alergia, prejudica a absorção dos nutrientes pelo organismo. Outra medida é não dar banhos em excesso, que retiram a oleosidade natural que protege a pele dos animais. Outra forma de prevenção é trocar o comedouro de plástico, o qual também pode desencadear uma bela alergia. Prefira o de alumínio, que não traz esse risco.
Tratamento: substitua a ração de sempre por fórmulas especiais. Se o animal é muito alérgico, opte por refeições caseiras, mas aí sempre bem orientadas pelo veterinário, tomando o cuidado de suprir todas as necessidades nutricionais do bicho.

2. Depressão
O que é: ainda faltam trabalhos que expliquem exatamente o que acontece no cérebro dos animais melancólicos, mas alguns apresentam um distúrbio muito parecido com a depressão dos seres humanos. Embora os gatos pareçam menos sentimentais, eles também sofrem com problemas desse tipo.
O que acontece: o bicho passa a recusar comida e brincadeiras, muda drasticamente de comportamento e fica arredio.
Causa: grandes mudanças, separações e solidão são os principais fatores por trás do quadro depressivo.
Sintomas: a angústia em cães geralmente é sinalizada pela mania de se lamberem freneticamente. Alguns, de tanto fazer isso, até ficam com feridas graves nas patas. Entre os felinos, é o dorso que acaba machucado por essa compulsão.
Prevenção: todos os veterinários são unânimes em dizer que o melhor remédio contra a depressão é levar seu amigo para passear. Além do benefício da atividade física - como a produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar no cérebro -, as caminhadas estreitam o contato com o dono. E talvez seja sua ausência que tenha provocado o baixo-astral do seu querido bicho de estimação. Então, se ele é mesmo de sua estima, cuide bem dele nesse momento.

3. Erlichiose (doença do carrapato)
O que é: uma infecção gravíssima transmitida por carrapatos portadores de bactérias do gêneroerlichia.
Contágio: o carrapato contamina-se ao ingerir o sangue de animais doentes e transmite a bactéria ao parasitar cães saudáveis e, mais raramente, gatos.
O que acontece: entre os problemas desencadeados estão anemia, hemorragia, insuficiência renal, inflamações oculares e alterações neurológicas e de comportamento. Como a bactéria promove uma anemia grave, pode levar o animal à morte.
Prevenção: ela ocorre com a aplicação mensal de remédios para ectoparasitas, que evitam a infestação por carrapatos.
Sintomas: vários sinais indicam erliquiose. Os principais são febre, tosse, vômito, diarreia, depressão, hematomas, perda de apetite, anemia e dificuldade de respirar.
Diagnóstico: a constatação do problema se dá por meio de exames sorológicos ou de DNA.
Tratamento: é feito com remédios, de acordo com o estágio em que se descobriu a doença.

4. Insuficiência renal
O que é: alteração na capacidade de filtragem dos rins, o que acarreta a retenção de ureia e creatinina - dois compostos tóxicos - no sangue e, em compensação, e na eliminação de água, vitaminas e proteínas importantes pela urina.
Causa: a causa mais comum da insuficiência renal crônica é o envelhecimento do bicho com certa predisposição familiar. Já a insuficiência renal aguda costuma estar ligada a fatores isquêmicos, infecciosos ou tóxicos.
O que acontece: o agravamento da doença pode provocar infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago e pressão alta que leva à cegueira.
Prevenção: algumas raças apresentam maior predisposição a problemas nos rins e devem ser monitoradas regularmente por meio de exames. São elas: lhasa, doberman, beagle e sharpei.
Sintomas: o animal perde o apetite, emagrece rapidamente, passa a beber muita água e faz um xixi bem clarinho a todo momento. Vômitos e diarreia também são sinais da doença. Alguns, ainda, desenvolvem anemia.
Diagnóstico: o diagnóstico se dá por meio de exames laboratoriais de sangue e urina, ultrassom e, em alguns casos, até de radiografias especiais.
Tratamento: o objetivo é restabelecer o equilíbrio orgânico com uma dieta apropriada, isto é, pouco proteica, suplementos vitamínicos e terapia com fluidos e eletrólitos. Quando parte significativa dos rins foi comprometida, a recuperação do órgão se torna inviável, restando apenas a possibilidade de controlar o quadro. A hemodiálise pode ser indicada em situações muito específicas de insuficiência renal aguda, nos casos em que a terapia convencional com fluidoterapia não surte efeito.
5. Obesidade
O que é: acúmulo excessivo de gordura decorrente da alteração no balanço energético do animal.
Causa: dieta inadequada e sedentarismo são os maiores fatores para o aparecimento da enfermidade. Algumas raças de cães e gatos são mais propensas ao problema do que outras.
Riscos: cães e gatos gorduchos podem desenvolver diabete, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.
O que acontece: animais gorduchos são sérios candidatos a ter níveis elevados de colesterol e triglicérides. Essas substâncias estão por trás de problemas como convulsão, paralisia, danos nos olhos e alterações neurológicas. Bichos excessivamente gordos estão mais propensos a desenvolver diabete e doenças articulares.
Prevenção: compre ração de boa qualidade, de acordo com a idade e grau de atividade para o seu amigo, não ofereça comida inadequada, controle os petiscos de petshop, estimule a prática de atividades físicas com passeios (no caso dos cães) ou brincadeiras (no caso dos gatos). Respeite a quantidade de ração diária a ser ingerida marcada na embalagem.
Sintomas: para identificar um bicho obeso, basta olhar para ele. Além do corpo rechonchudo, ele pode apresentar sede excessiva (em caso de diabete), falta de fôlego na hora de passeios, e sinais de hipertensão arterial.
Prevenção: compre ração de boa qualidade, de acordo com a idade e grau de atividade para o seu amigo, não ofereça comida inadequada, controle os petiscos de petshop, estimule a prática de atividades físicas com passeios (no caso dos cães) ou brincadeiras (no caso dos gatos). Respeite a quantidade de ração diária a ser ingerida marcada na embalagem
Diagnóstico: o método de diagnóstico mais utilizado é a inspeção e palpação do animal. Ele deve ter as costelas facilmente tocáveis e, quando visto de cima, apresentar forma de ampulheta. Se as costelas do animal não são visíveis, pode indicar que ele esteja acima do seu peso. Mas o veterinário dará o veredito fi nal ao comparar o peso do seu animal como estimado para aquela raça.
Tratamento: um programa bem-sucedido de emagrecimento exige plano nutricional, exercícios físicos diários, monitoramento metabólico e hormonal e acompanhamento veterinário.

6. Otite
O que é: é a popular inflamação de ouvido.
Causas: a doença costuma ter origem infecciosa, parasitária, fúngica ou seborreica.
O que acontece: se não for bem tratada, a otite pode se agravar e provocar uma meningite e ou até infecção generalizada, dois males capazes de matar.
Prevenção: proteja as orelhas do seu bicho durante o banho, tome cuidado com a limpeza do canal auditivo externo e, no caso de cães, não deixe que passeiem com o tronco para fora do carro para que o vento não penetre no canal auditivo.
Sintomas: quando há uma otite, o que fica mais evidente é o coça-coça das orelhas e o balançar frequente da cabeça. Secreção amarelada ou enegrecida e fedida também pode indicar que a infecção está instalada e latente.
Diagnóstico: o veterinário, durante o exame clínico, faz uma otoscopia, ou seja, usa aquele aparelhinho para enxergar o canal auditivo. E, em alguns casos, pode pedir uma coleta de secreção para análise.
Tratamento: o tratamento é feito com antibiótico no caso das otites bacterianas, antifúngicos para a otite fúngica, antiparasitários para a otite parasitária e ceruminolíticos, quando se trata de uma otite ceruminosa ou seborreica.